A fase ideal para o seu consumo é entre os meses de agosto a novembro, pois nesse período elas estão mais saborosas, gordas e equilibradas.
Atualmente Santa Catarina é o maior produtor nacional de moluscos, respondendo por cerca de 95% da produção brasileira de mexilhões e ostras.
E para completar esse quadro, em 2022, a região da Grande Florianópolis recebeu um selo de reconhecimento pelo cultivo de ostras. O selo recebido destaca que as Ostras de Floripa, produzidas na região da Grande Florianópolis, são diferenciadas de outras cultivadas no país e no restante do mundo.
O documento foi feito após um estudo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) comprovar a diferenciação genética das populações de ostras cultivadas nas Baías Sul e Norte da Ilha de Santa Catarina.
A ostra é um alimento altamente nutritivo. Deve fazer parte do cardápio diário, assim como peixes e todos os frutos do mar, pois traz muitos benefícios a saúde.
Em alguns bairros de Floripa é muito fácil comprar as ostras fresquinhas direto do produtor.
As ostras estão disponíveis ao longo de todo o ano, mas o que muita gente não sabe é que elas mudam de sabor. Tem época que estão mais gordas e adocicadas e em outras épocas ficam mais magras. A fase ideal para o seu consumo é entre os meses de agosto a novembro, pois nesse período elas estão mais saborosas, gordas e equilibradas.
NUTRIENTES presentes nas ostras E SEUS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS:
Elas são ricas em zinco, fósforo, sódio, potássio, ferro, vitamina B12, vitamina E, niacina, riboflavina, tiamina, vitamina C, ômega-3, vitamina D, cobre, magnésio e selênio, além de conter altas quantidades de proteínas de alto valor biológico. A cada 100g de ostras encontramos cerca de 8,6g de proteínas e somente 64kcal.
O zinco está envolvido na atividade de várias enzimas e desempenha um papel fundamental no sistema imune e na síntese de proteínas, daí a sua importância para esportistas e atletas que querem aumentar sua massa muscular. O zinco reduz a ansiedade, estresse, depressão e melhora a textura da pele, unhas e cabelos. Esse mineral também aumenta a libido, pois ajuda na produção de testosterona, hormônio sexual masculino que tem diversas funções importantes no corpo.
Os altos níveis de cálcio, fósforo, ferro, cobre e selênio contribuem de forma direta para aumentar a densidade e durabilidade mineral óssea, protegendo o corpo do desenvolvimento da osteoporose.
O ômega-3 e a vitamina E presente nas ostras, melhora a saúde cardiovascular e neurológica, atua melhorando as inflamações e ajudando a reduzir o colesterol ruim.
Antioxidantes e várias vitaminas que são encontrados nas ostras ajudam a eliminar os radicais livres do corpo, melhorando assim todo o sistema imunológico.
A dica é: consuma mais ostras, pois estamos na época delas e é um alimento riquíssimo em nutrientes favoráveis à saúde.

