Nessa edição, vou falar sobre a Carta do Ano pelo Tarot, mas existe também a Carta da Alma (essa poderá ficar para uma próxima publicação).
A Carta do Ano é a carta que retrata o simbolismo da experiência da crescimento e amadurecimento pessoal ao longo do nosso ano pessoal (que vai de um aniversário ao outro). Para tal, nos utilizamos dos 22 Arcanos Maiores, que retratam 22 tipos de experiências humanas.
Se sua Carta do Ano for simbolizada pelo Arcano número 12 do Tarot, “O Pendurado”, saiba que esse ano será um ano muito oportuno para que você ressignifique vivências passadas até então. Esse é o simbolismo dessa Carta, que em muitas traduções encontramos, erroneamente, como “O Enforcado”.
Se você reparar nas imagens, o Ser retratado está apenas dependurado de cabeça para baixo, com o intuito de olhar a realidade que o cerca sob outro ângulo, centro de gravidade e perspectivas a fim de alcançar alguma “iluminação”: veja o simbolismo dos raios de luz douradas envolta de sua cabeça, mostrando a possibilidade de ressignificar experiências quando mudamos a perspectiva do nosso olhar de alguma maneira.
A posição do Pendurado na Carta número 12 do Tarot nos remete à posição Sirsasana do Yoga, aquela em que se fica de cabeça para baixo para obter melhor oxigenação do cérebro e da circulação. Simbolicamente, no Tarot, ela exemplifica um ano em que deveríamos buscar arejar a mente e as ideias um tanto a mais do que o nosso normal, investir em atividades que promovam autoconhecimento, transformações psíquico-emocionais, nos auxiliando a transmutar e ressignificar nossos pensamentos a respeito de nós mesmos, do mundo à nossa volta e de tudo vivido até então.
Ano de faxina profunda da Alma e da Mente, para seguir adiante mais leve e sereno e em paz consigo e a própria história.
Daniela Balthazar
de Lemos
Psicóloga e Astróloga.
(48) 99661.5798


